top of page

Como fazer açúcar saudável em apenas 10 minutos

Sim. Existe açúcar saudável. Claro que é uma forma de me expressar! Açúcar puro, branco, ou seja a sacarose, com sabor doce, não é saudável. É uma substância que ao ser adicionada a bebidas, bolos, bolachas, pão, entre outros alimentos, quando consumido em excesso para além de aumentar a probabilidade de cáries dentárias, outras doenças estão a espreitar como a obesidade e diabetes. Claro que de vez esporadicamente pode-se provar alimentos doces, seja nas épocas festivas ou em convívios. Quanto ao dia a dia, o melhor é educar o seu paladar a saborear os alimentos sem adição de açúcar. Nesta publicação trago uma alternativa saudável para a substituição de açúcar branco que poderá utilizar nas suas confeções de confeitaria ou até mesmo para ajudar na redução de açúcar branco ( caso o consuma). Uma sugestão saudável, simples e prática de se realizar.


1º Corte as tâmaras em pequenos pedaços. Forre um tabuleiro com papel vegetal e disponha as tâmaras, tal como mostra a figura.


2º Coloque a assar no forno a 200ºC durante 8 minutos. Mas vá espreitando porque os fornos são diferentes. Este procedimento é para secar a água da fruta ( tâmara). Quando verificar que está totalmente assada retire-a. Mas reserve o papel vegetal e o forno ligado.


3º Retire as tâmaras assadas e passe num processador ou na varinha mágica até ficarem em pedaços muitos pequenos. Vai obter uma pasta e volte a colocar no forno os pedaços espalhados para voltarem a secar. Retire dentro de 3 a 5 minutos até ficarem totalmente secas. Deixe arrefecer e coloque num recipiente bem fechado. Deverá manter no frigorífico.










Esta imagem são das tâmaras a assadas.

Saem com consistência dura.












Esta imagem é das tâmaras trituradas secas que fica ao estilo açúcar.


Atenciosamente,


A nutricionista

Milene Castro Silva



25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page