Sementes

Atualizado: 30 de nov. de 2021


Os diamantes nutricionais


Semente é uma palavra oriunda do latim e significa semear. Desde os primórdios que esta maravilhosa palavra remonta para grandes maravilhas. Refiro-me não apenas à semente humana, as que promovem metaforicamente o nascimento humano, mas também como alimento. Na verdade, semente origina sempre algo maior, como por exemplo, uma planta, uma árvore, uma flor. Uma boa sementeira dará uma boa colheita se durante o tempo de crescimento for bem regada, tratada e plantada em bom terreno. Ora o mesmo acontece com o ser humano. A saúde é uma semente que trará boa colheita se a soubermos tratar bem dela. Neste campo os alimentos oferecem um terreno muito fértil e hoje quero abordar um grupo alimentar interessante: as sementes comestíveis.



Porque as sementes são consideradas alimentos saudáveis?

Uma semente reserva no seu interior reservas de vitaminas e minerais para germinarem e originarem uma planta. Por serem pequenas (em tamanho/ peso) as doses desses mesmos nutrientes nunca são em demasia. Ainda não menos importante, por pertencerem ao reino vegetal não possuem níveis elevados de gordura saturada. Não são alimentos processados e deste modo são isentas de organismos geneticamente processados, açúcar e sal. Possuem níveis elevados de fibra dietética que promove uma boa saúde intestinal. Algumas oferecem ómegas essenciais a funções cardiovasculares e também ferro, magnésio, zinco e selénio.


Quais as sementes que existem para consumo humano?

Eis alguns exemplos: sementes de abóbora, sementes de chia, linhaça, sésamo, girassol e cânhamo.


Quais os cuidados que devo ter para iniciar o meu consumo de sementes?

Não de seve na mesma refeição misturar sementes pois como tem bastante fibra podem causar desconforto intestinal. Algumas não são indicadas para pessoas que possuem doenças inflamatórias intestinais. Deste modo se possuir alguma patologia a esse nível deve aconselhar-se junto do nutricionista/ profissional de saúde.

O consumo das sementes deve ser preferencialmente cru para assim evitar-se as perdas de nutrientes através de altas temperaturas.


De seguida poderá ver um quadro com as principais características nutricionais das sementes e começar desde já a nutrir o seu organismo


Semente Principais nutrientes : Recomendado para:

Linhaça Ómega 3 Diminuição de apetite

Girassol Vitamina E Nutrir pele, cabelo, unhas.

Sésamo Zinco e selénio Depurativa e antioxidante

Chia Zinco, selénio e cálcio Nutrir músculos

Abóbora Vitamina E Nutrir pele, cabelo e unhas

Cânhamo Ferro, magnésio e selénio Nutrir músculos


Como poderei consumir?

Em saladas, sopas, fruta, batidos de fruta, iogurtes, em receitas de bolachas, bolos caseiros e em puré caseiro (saudável) de fruta.



Atenciosamente

A Nutricionista

Milene Castro Silva






31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo