5 causas que aumentam o apetite por "doces"


Existe um provérbio popular muito engraçado (na minha opinião) que expressa muito bem a vontade de comer doces: " o doce nunca amargou". E quem os aprecia sabe bem que não! Nunca amargam, mas apenas e somente no paladar pois sabemos que o azedume vai para outros locais! A autoestima fica abalada, o peso sobe, a barriga que esconde os pés.... O autocuidado parece que viaja para bem longe e sem data de regresso! Refiro-me ao consumo de doces a mais, claro que em dias festivos é algo saudável. Alimentos doces fazerem parte do nosso dia alimentar não é saudável. Por vezes essa sensação é um indicador poderoso de que algo na nosso alimentação está em desequilíbrio ou até mesmo a nível emocional. Poderá ser um destes fatores ou até ambos. Neste pequeno texto vou analisar cincos razões detalhadamente que poderão estar na causa desse apetite desmedido.


1º Causa

Passar muitas horas sem comer


Quando um organismo passa muitas horas sem alimentos existe um défice de energia que é para isso que também funcionam os alimentos, certo? Quais os alimentos que fornecem energia em pouco tempo? Os doces, claro. Portanto se porventura realiza um pequeno-almoço incompleto, ou não realiza merendas pode sentir "hora do lobo" ou até mesmo no final da tarde e jantar apetece aqueles docinhos para compensar as horas que devia ter dado energia ao seu corpo.



2º Causa

Alimentação com falta de fibra


A fibra é um elemento essencial que têm várias funções e uma delas é regular o apetite. Portanto não tendo na alimentação este nutriente nas doses que necessita terá oscilações no apetite. Os alimentos ricos em fibras são as frutas, legumes, cereais, leguminosas e sementes.



3º Causa

Sono desregulado


Existe um provérbio popular que diz o seguinte " o sono é meio sustento". Ora que é mesmo. Dormir bem ajuda nos processos de energia e também a regular o apetite.



4º Causa

Ansiedade/angústia /tristeza exagerada


Sabemos que quando andamos tristes, angustiados, ansiosas a hormona "serotonina" desce e então existem um alimentos ( os doces) que a elevam e então procura-se uma satisfação imediata que faça sentir o organismo mais feliz e lá vai um doce, mas após cinco minutos essa sensação vai embora, e lá terá que comer outro doce, e por aí fora. Caso esteja fora do seu controlo o melhor é tratar a causa emocional junto de um profissional de saúde. Pessoas com baixa autoestima estão mais propensas a este tipo de comportamento compensatório. Deve -se procurar serotonina doutra forma ... Sabe come? Veja a 5ª causa.


5º causa

Falta de uma atividade física


Verdade. Fazer uma atividade física liberta a substância da felicidade e do bom humor " serotonina". Uma caminhada de 30 minutos, ginásio, ténis, saltar à corda, yoga, dança, futebol. Existe uma panóplia de opções. A sensação de bem-estar e de paz de espírito é algo que se consegue, em parte, com uma modalidade desportiva. Por essa razão e outras razões que se considera fulcral o exercício físico como parte integrante num estilo de vida saudável.



Saudações nutricionais para o bem da sua saúde



A nutricionista clínica



Milene Castro Silva




16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo