top of page

Alguns mitos engraçados sobre uma alimentação saudável

Atualizado: 27 de out. de 2022

Os mitos servem para pensarmos sobre algum assunto. Quando ouve algo que sabe que é um mito saberá que a mensagem não é verdadeira mas serve para transmitir algo. Na área da nutrição também existem mitos engraçados e interessantes. Ora reveja alguns deles...



Mito 1

"Laranja de manhã é ouro, à tarde é prata e à noite mata"


Comer laranjas à noite claro que não é um veneno senão eu não estaria aqui viva. Este mito poderá ter surgido em tempos remotos, onde a população vivia exclusivamente da agricultura e pecuária, entre outros negócios. De forma a evitar os " roubos noturnos" de laranjas criou-se "supostamente" este pequeno mito.


Mito 2

" Beber água com limão de manhã em jejum emagrece"


Ouço tantas vezes esta pergunta. E também ouço as pessoas a afirmarem que ao realizarem tal bebida não resultou e que escureceram os dentes ( e é normal pois o ácido do limão danifica o esmalte dos dentes). Pergunto-lhe: se fosse tão simples emagrecer apenas com água e limão haveria assim tantas pessoas com excesso de peso? A cura era simples: um limoeiro para cada pessoa e tratamento finalizado.

O excesso de peso/ obesidade deve-se a vários fatores, desde alimentares, a psicológicos, genéticos e devem ser investigados para um tratamento eficaz.


Mito 3

" Beber água às refeições engorda."


A água não tem kcal, por si só, não engorda e nem emagrece ninguém. Numa refeição beber muita água pode não ser benéfico por questões digestivas. Passo-me a explicar... Pessoas que bebem muita água às refeições por norma mastigam muito rápido e não deixam a saliva fazer o seu maravilhoso papel e usam a água para esse efeito. Mas por si só, não engorda beber água às refeições.



Mito 4

" Para emagrecer terei de deixar de comer pão."


O pão é um alimento saudável se for de qualidade e deve fazer parte de uma alimentação saudável. Infelizmente quando uma " mentira" é relatada tantas vezes passa a ser "verdade". 90% das pessoas que atendo ainda pensam que não devem comer pão. Este alimento, uns dos primeiros alimentos na história da humanidade, criador de nobres profissões, de sociedades, oferece energia e saciedade.


Mito 5

" Quanto mais suar a fazer desporto é sinal de queimar gordura"


Quanto mais suar num desporto está a libertar água e sais minerais e deve hidratar-se bem, com bebidas isotónicas. A gordura não derrete e não si em forma de suor.


Espero que tenha gostado destes pequenos esclarecimentos e se sabe de algum mito alimentar que gostava de ver esclarecido, escreva nos comentários. Terei todo o gosto em responder.


A nutricionista clínica


Milene Castro Silva






94 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page