top of page

Iogurtes caseiros de gelatina

Atualizado: 27 de out. de 2022

Os iogurtes são alimentos que promovem uma manutenção saudável da flora intestinal. Através das bactérias presentes formadas aquando a sua formação (fermentação) auxiliam a regularização do trânsito intestinal, diminuição de desconforto abdominal e aumento da otimização da absorção de nutrientes.

A hora de compra é crucial e determinante. Na verdade existem iogurtes apetrechados de gordura ou de açúcar ou de edulcorantes e este alimento tão importante passa a ser um "não alimento", ou seja, de nada contribui para o citado anteriormente e aumenta o risco da prevalência de doenças crónicas.


Uma opção saudável é fazer os seus próprios iogurtes.

Para além de serem mais saudáveis, poluirem menos o ambiente ( menos plástico e cartão) possuem sabores fantástico e poderá usar a sua criatividade para colocar pepitas de cacau, frutos secos, cereais, pedaços de fruta, mel... Bem é só usar a criatividade.


Eis uma receita simples de iogurte de gelatina que apenas com três ingredientes fica com 8 iogurtes.

O que precisa?

-1 litro de leite magro

-1 iogurte magro ( natural de de aroma)

-1 pacote de gelatina em pó.


Qual o procedimento?


Misture um litro de leite ao iogurte e coloque em frascos de vidros individuais. Deixe na iogurteira a fermentar . Caso não possua poderá fazer no forno. Aquecer este mesmo durante 15 minutos a 180°C e apagar. Envolver os fracos de vidro com a mistura numa manta e colocar lá frascos no forno durante 7 horas.

Depois de os iogurtes realizados transferir para um recipiente.

Ferva 250 ml de água e adicionar a gelatina em pó. Verter 250 ml de água fria. Colocar a gelatina ainda líquida no fundo do iogurte, tal como mostra a seguinte figura:

Reserve e deixe solificar. Após este procedimento coloque o iogurte. Poderá consumir com flocos de aveia e frutos secos, granola caseira, pepitas de cacau e pedaços de fruta.


Delicie-se.



A nutricionista & Escritora

Milene Castro Silva



58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page