top of page

Farinhas? São saudáveis?

Atualizado: 30 de nov. de 2021


Em plena quarentena foram muitos os dotes culinários visualizados nas redes sociais, desde pão, panquecas, bolos e panquecas. E parece que a moda veio para ficar. Confesso que é uma "boa moda" pois realizar este tipo de confeções caseiras com os ingredientes certos confere uma diminuição dos produtos processados, o que por si só é ótimo. Mas...Serão todas as farinhas saudáveis? E quais as que contêm glúten?


Em primeiro, o que é farinha?

Farinha é o resultado da moagem de um alimento, seja ele, um cereal, uma leguminosa, um fruto seco ou uma semente. Na verdade, se for integral confere mais vitaminas e minerais.


Segundo; todas as farinhas contêm glúten?

Não. As farinhas que contêm glúten são a de trigo, aveia, espelta e cevada. Como estas farinhas possuem glúten na sua constituição nutricional tem a capacidade de conferir elasticidade” aos cozinhados , deste modo são muito utilizadas em bolos, panquecas, crepes e molhos.


Quais são as farinhas que não tem glúten?

São provenientes das leguminosas e dos pseudocereais, frutos secos e dos cereais sem glúten. Os alimentos são; grão, lentilhas, tremoço, milho, quinoa, arroz, trigo-sarraceno, amêndoa, nozes, cajus.


Agora é só usar a sua criatividade na cozinha e preparar o seu pão, panquecas e bolos.



Saudações nutricionais


Milene castro Silva



Nutricionista & escritora


45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page