Esta pizza possui um sabor intenso mas de digestão leve. Demora 30 minutos a realizar a receita. Lá em casa fez sucesso. Fizemos questão de não juntar muitos ingredientes, até porque, quanto mais simples melhor perceção do cérebro ( paladar). Nesta receita a massa encontra-se "alta e fofa" mas caso gostar mais " fina e estaladiça" basta espalhar e esticar mais a massa. Um detalhe que faz a diferença. Deixe-me dizer que esta receita tem o rendimento de duas pizzas familiares.
Ingredientes para a massa
400 gramas de farinha de trigo espelta ( caso necessitar sem glúten, existe farinha de leguminosas, ou já sem glúten à venda em supermercados)
20 gramas de fermento de padeiro fresco
3 a 4 pedras de sal.
1 copo de 200ml de água morna.
Para o recheio:
6 tomates maduros sem pele
1 cebola de tamanho médio picadinha
1 cebola em rodelas
200 gramas de queijo de ralar magro
1 lata de atum
2 tomates de tamanho médio fatiados
Procedimento:
1- Prepare primeiro a massa. Num recipiente coloque a água morna e dissolva as pedrinhas de sal. Adicione a farinha de trigo espelta integral e o fermento de padeiro. Misture tudo muito bem e reserve. O fermento deve repousar por 3 horas e no máximo de 8 horas. A massa vai duplicar de tamanho.
2- Meia hora antes de a massa fermentar aqueça previamente o forno e comece a preparar o recheio da pizza.
3- Numa panela coloque 1 colher de sobremesa de azeite e a cebola picada. Deixe a cebola ficar translúcida, mas atenção, sem queimar, e adicione logo os tomates bem maduros, em cubos pequenos.
4- Misture tudo muito bem e deixe o sabor do azeite, da cebola e do tomate misturarem-se por uns 2 minutos em lume brando. Deixe levantar fervura e retire do lume. Passe com a varinha mágica até obter um creme aveludado. Reserve.
5. Polvorize na bancada da cozinha com farinha e com o rolo da massa, pegue numa porção da massa e espalme-a até ficar na forma que deseja ( redonda ou quadrada) com a grossura que deseja.
6- coloque um papel vegetal por baixo da base da pizza.
7- Chegando a este ponto só falta colocar o recheio que deve ter uma sequência:
1º forre toda a massa com a polpa de tomate que realizou no ponto 4
2º Coloque queijo ralado magro por toda a base ( caso gostar do queijo por cima da pizza, salte este ponto, mas posso dizer-lhe que o sabor fica totalmente diferente. Aconselho a experimentar esta sequência.)
3º Coloque a cebola em rodelas assim como o tomate em toda a base.
4º Coloque o atum bem distribuído
8- Coloque no forno a assar em 180ºC durante 10 minutos. Eu recomendo a espreitar porque pelo que me dizem os meus pacientes o meu forno é muito rápido em comparação com os deles. É que variam muito. Eu gosto sempre de gratinar no final, quando já todos os ingredientes estão bem assados. Delicie-se porque só quando comer é que saberá do sabor que esta pizza têm. Pode sempre nos enviar o seu feedback.
Faça bom proveito.
A nutricionista clínica
Milene Castro Silva
Comments