top of page

Pizza de atum

Atualizado: 27 de out. de 2022

Esta pizza possui um sabor intenso mas de digestão leve. Demora 30 minutos a realizar a receita. Lá em casa fez sucesso. Fizemos questão de não juntar muitos ingredientes, até porque, quanto mais simples melhor perceção do cérebro ( paladar). Nesta receita a massa encontra-se "alta e fofa" mas caso gostar mais " fina e estaladiça" basta espalhar e esticar mais a massa. Um detalhe que faz a diferença. Deixe-me dizer que esta receita tem o rendimento de duas pizzas familiares.


Ingredientes para a massa


400 gramas de farinha de trigo espelta ( caso necessitar sem glúten, existe farinha de leguminosas, ou já sem glúten à venda em supermercados)

20 gramas de fermento de padeiro fresco

3 a 4 pedras de sal.

1 copo de 200ml de água morna.





Para o recheio:

6 tomates maduros sem pele

1 cebola de tamanho médio picadinha

1 cebola em rodelas

200 gramas de queijo de ralar magro

1 lata de atum

2 tomates de tamanho médio fatiados



Procedimento:


1- Prepare primeiro a massa. Num recipiente coloque a água morna e dissolva as pedrinhas de sal. Adicione a farinha de trigo espelta integral e o fermento de padeiro. Misture tudo muito bem e reserve. O fermento deve repousar por 3 horas e no máximo de 8 horas. A massa vai duplicar de tamanho.

2- Meia hora antes de a massa fermentar aqueça previamente o forno e comece a preparar o recheio da pizza.

3- Numa panela coloque 1 colher de sobremesa de azeite e a cebola picada. Deixe a cebola ficar translúcida, mas atenção, sem queimar, e adicione logo os tomates bem maduros, em cubos pequenos.

4- Misture tudo muito bem e deixe o sabor do azeite, da cebola e do tomate misturarem-se por uns 2 minutos em lume brando. Deixe levantar fervura e retire do lume. Passe com a varinha mágica até obter um creme aveludado. Reserve.

5. Polvorize na bancada da cozinha com farinha e com o rolo da massa, pegue numa porção da massa e espalme-a até ficar na forma que deseja ( redonda ou quadrada) com a grossura que deseja.

6- coloque um papel vegetal por baixo da base da pizza.

7- Chegando a este ponto só falta colocar o recheio que deve ter uma sequência:

1º forre toda a massa com a polpa de tomate que realizou no ponto 4

2º Coloque queijo ralado magro por toda a base ( caso gostar do queijo por cima da pizza, salte este ponto, mas posso dizer-lhe que o sabor fica totalmente diferente. Aconselho a experimentar esta sequência.)

3º Coloque a cebola em rodelas assim como o tomate em toda a base.

4º Coloque o atum bem distribuído

8- Coloque no forno a assar em 180ºC durante 10 minutos. Eu recomendo a espreitar porque pelo que me dizem os meus pacientes o meu forno é muito rápido em comparação com os deles. É que variam muito. Eu gosto sempre de gratinar no final, quando já todos os ingredientes estão bem assados. Delicie-se porque só quando comer é que saberá do sabor que esta pizza têm. Pode sempre nos enviar o seu feedback.


Faça bom proveito.




A nutricionista clínica

Milene Castro Silva



53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page