Sabia que cuidar do seu corpo através de uma alimentação cuidada é sinónimo de uma autoestima saudável?
A autoestima refere-se à valorização e apreço que uma pessoa confere a si própria permitindo-lhe deste modo ter segurança e confiança nos seus comportamentos e pensamentos.
Na verdade a opinião que temos sobre nós mesmo é influenciado pelas experiências vivenciadas ao longo do tempo. Escola, família, religião, amigos, assim como leituras e filmes moldam a nossa forma de pensar, tanto positivamente como negativamente.
O mesmo se processo no meio alimentar. Os hábitos alimentares de família, colegas, e até mesmo, a forma de cozinhar e a aceitação de certos sabores mostram o quão somos influenciados pelo meio envolvente.
Implementar hábitos alimentares mais saudáveis a maior aliada é a sua autoestima. A capacidade de aceitar a mudança, respeitar, acreditar no seu potencial é importante num processo de emagrecimento. Acreditar no seu potencial irá fazer com que deixe de ser vitima das suas próprias desculpas e aumentar o seu valor.
As vozinhas :
Vai demorar muito tempo emagrecer
Vai ser difícil
Eu não mereço
Não me posso permitir a tal coisa
Ninguém me vai ajudar
Não sou suficiente forte
Sou demasiado velho ( ou demasiado novo)
É minha herança familiar
É muito caro ter uma alimentação saudável
Não tenho tempo/ Estou demasiado ocupado
Não sei cozinhar
Entre outras...
Mas atenção, estas vozes são normais. Anormal é se não realizar nada para as modificar.
Em plena época de grande resiliência em que vivemos cuidar da sua saúde através da prevenção com um estilo de vida será benéfico para si e para todos aqueles que o ( a) rodeiam.
Cuide de si. Conte com a sua autoestima.
A nutricionista
Milene Castro Silva
Comments