1- Saiba ler e interpretar rótulos alimentares.
Como deseja obter uma alimentação saudável se nem sabe o que está a comprar para a sua dispensa?
2- Beba água até a sua urina sair transparente.
Uma hidratação correta começa quando a água que ingerimos é eliminada sem nenhuma sujidade ( urina sem cor). A cor da urina é o parâmetro que indica se um corpo se encontra limpo. Não adianta beber 1,5 litro de água se a sua urina que expulsa seja amarela. A quantidade de água que cada um necessita é muito diferente e depende de cada organismo.
3- Tenha atenção com quem e aonde se informa sobre uma alimentação saudável.
Devido à internet atualmente a informação sobre qualquer assunto suscita interesse e todas as pessoas possuem uma opinião ( o que é ótimo) . Isso deixa de ser ótimo se não filtramos todas essas informações. Nem tudo o que se ouve, escreve e lê sobre uma alimentação saudável poderá ser verdade para si. E nem todas as pessoas que informam sobre esta temática são estudiosos na área.
4- Tenha paciência consigo mesmo
Digo isto muitas vezes aos meus pacientes. Mudar hábitos alimentares errados que vivem anos e anos requer tempo, dedicação e foco. Haverão dias maus e haverão dias bons mas no final quem ganha é a sua saúde.
5- Resultados rápidos serão os melhores para si? Quantidade não é qualidade.
Estabeleça objetivos reais e com data. Evita a frustração e a desmotivação. Emagrecer rápido não significa emagrecer bem. Significa que se encontra ansioso (a) para emagrecer. E porque sente essa ansiedade? Emagrecer é um processo terapêutico que possui etapas. Cada etapa é essencial para saber manter o peso emagrecido ao longo do tempo.
Espero ter auxiliado o leitor (a) . Partilhe com alguém que ache que necessita desta informação.
A nutricionista
Milene Castro Silva
Comments